Parte 1: Em clima de retorno, Encontro Internacional de Mestres: Lançamento do Livro Grandes Mestres – 12ª edição marca união da categoria

Você está visualizando atualmente Parte 1: Em clima de retorno, Encontro Internacional de Mestres: Lançamento do Livro Grandes Mestres – 12ª edição marca união da categoria

Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

Não existe vitória sem sacrifício. Esta frase foi o mote do 3º Encontro Internacional de Professores e Mestres: lançamento da 12ª edição do livro Grandes Mestres (Bueno Editora), realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Após um hiato de 18 meses em virtude da pandemia, educadores marciais do Brasil e de outros países, e personalidades políticas puderam celebrar o esporte e as artes marciais no Brasil.

Idealizado pelo deputado estadual Castello Branco, o ato solene reuniu, na mesa de honra, o senador Marcos do Val (Espírito Santo), o deputado federal e presidente da CBTMarcial, Aroldo Martins (Paraná), o deputado estadual Altair Moraes (São Paulo), a prefeita de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Martins Bonassi, o autor do livro Grandes Mestres e diretor da Bueno Editora, Fábio Bueno, o cônsul do Sri Lanka no Brasil, Sohaku Bastos, o presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing Tradicional, Carlos Silva, o reitor da Erich Fromm University e coautor do livro, José Augusto Maciel Torres, o secretário de ação social de Santa Isabel, vice-presidente da União Internacional de Artistas Marciais da América (UIAMA) e um dos idealizadores da Homenagem Esportiva, Daniel Lucena, o diretor administrativo da Liga Nacional de Taekwondo e presidente do Instituto Mestre Cho, Yeo Jin Kim, o presidente do sistema Asamco, Roberto Nochang Carneiro, e o líder do Priorado Templário, David Caparelli.

Bueno Editora é homenageada no evento.

Antes da execução do Hino Nacional, o Capitão Castello Branco enalteceu os profissionais de destaques das artes marciais. “São pessoas comprometidas com o pleno desenvolvimento do país e que, de fato, merecem ser homenageadas”, exalta.

O idealizador do ato solene, o Capitão Castello Branco.

O senador Marcos do Val ficou muito lisonjeado com o convite em participar do evento e colocou-se à disposição para auxiliar na luta pelo segmento. “É a minha estreia no Encontro Internacional de Professores e Mestres. As artes marciais fazem parte da minha história e o trabalho realizado por esses educadores é bastante louvável”, fala.

O senador Marcos do Val.

Segundo o deputado federal e líder da CBTMarcial, Aroldo Martins, com o tempo, a essência do Taekwondo perdeu-se em detrimento ao TKD Olímpico. “Este livro é uma forma de resgatar a essência do Taekwondo e de outras modalidades. Nós, professores e mestres, não podemos deixar os princípios em segundo plano”, comenta.

Para o deputado estadual Altair Moraes, os professores e mestres são formadores das próximas gerações, já que orientam crianças e adolescentes no caminho do bem.

O editor Fábio Bueno concede entrevista à TV ALESP.
Da esq. para a dir. Os presidentes da CBKT e ISKA Brasil, Carlos Silva e José Nilton do Nascimento, respectivamente.

O cônsul do Sri Lanka no Brasil, Sohaku Bastos, frisou que as artes atuam com princípios que são fundamentais na sociedade. “Cada arte marcial trabalha com valores essenciais. Eu treinei Karate no Japão, o berço da arte das mãos vazias, e os ensinamentos direto da fonte me tornaram o homem que sou hoje”.

À frente de várias instituições acadêmicas, o coautor José Augusto Maciel Torres disse que o Encontro Internacional de Professores e Mestres fortalece a classe, uma vez que reúne profissionais de distintos estilos e modalidades. “O grande mestre exerce um trabalho social e político. É aquele que forma o caráter dos cidadãos. Estamos fazendo história”, opina.

Fábio Bueno em destaque na mesa de honra.

Em sua oratória, o secretário de ação social de Santa Isabel, Daniel Lucena, parabenizou à organização. “Eu não posso deixar de parabenizar à Bueno Editora por ter trazido todas essas pessoas à ALESP e por acreditar nas artes marciais, mesmo durante a pandemia”, ressalta.

O fundador e presidente do Sistema Asamco, Roberto Nochang Carneiro, disse que na 12ª edição seu grupo de instrutores bateu recorde de inscritos. “Neste ano, tivemos inúmeras páginas no livro. É uma publicação que circulará entre todos os representantes e parceiros de outros países”, revela.

O líder do Sistema Asamco, Roberto Nochang, ao lado do Capitão Castello Branco.

O líder do Priorado Templário, David Caparelli, contou que assim como a instituição, os grandes mestres vivem para tornar a sociedade mais justa e igualitária.

Como adquirir o livro

Se você gostou da 12ª edição do livro Grandes Mestres ou tem interesse por publicações anteriores, todas elas estão disponíveis na Bueno Shop.

Teaser especial. Assista agora!

Veja mais fotos no Facebook da Revista Master.