Confira tudo sobre o lançamento do Black Belt Book – 2ª edição

Você está visualizando atualmente Confira tudo sobre o lançamento do Black Belt Book – 2ª edição

Por Girliani Martins | Créditos das fotos: Alan Emerson – Revista Master

Ação, emoção e fortalecimento. Essas três palavras podem resumir a segunda edição do Encontro Nacional de Faixas Pretas, que também apresentou as novidades do 2º volume do livro Black Belt.

Os eventos, sediados em 07 de outubro, no espaçoso teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, tiveram como instrumento impulsionador o trabalho de faixas pretas de todo o Brasil e também de outros países.

A mesa de honra foi composta por professores, mestres e personalidades que inspiram gerações, como Fábio Bueno (autor do Black Belt Book e do livro Grandes Mestres, editor da Revista Master e diretor da Bueno Editora), Aurélio Bacelar (vereador de São Bernardo do Campo), Nilton Nascimento (um dos grandes mestres e campeões brasileiros de Taekwondo e Kickboxing), Li Wing Kay (um dos introdutores do Kung Fu em nosso país), Sérgio Barrocas Lex (kodansha, escritor e vice-presidente da Federação Paulista de Judô), José Gomes de Medeiros (kodansha de Judô), Daniel Lucena (presidente da UIAMA Brasil, vice-presidente da ASIAM e secretário de ação social da cidade de Santa Isabel), Rogério Eng Wong (kyoshi da Escola Shinshukan de Karate), Francisco Filho (campeão das 100 lutas de Karate Kyokushin no Japão), Robson Maciel (considerado um dos 10 melhores lutadores de Karate do mundo), Paulo Ken Misumi (representante da Escola Shidokan de Karate), Israel Cruz (6º dan em Kickboxing, 2º dan em Hapkido, grau preto de Muay Thai, instrutor de Boxe e líder da Isamp Sport), Wevesson Félix (fundador e treinador da Team Força Fight), Gutemberg Lins (sifu de Kung Fu e coreógrafo de cenas de luta no cinema e na tv), Man Hong Kwok (coreógrafo), Carlos Silva (presidente da Associação Hung Gar Kung Fu Garra de Tigre Brasil e diretor da União Nacional Dança do Leão e do Dragão) e Belocqua Wera (criador do estilo Belocqua Wera de Kickboxing, um dos maiores estilos de trocação do mundo).


Após o público ouvir os hinos do Brasil e da cidade anfitriã, o autor do Black Belt Book, Fábio Bueno, agradeceu pela presença de todos. “É a segunda vez consecutiva que somos bem recebidos nessa cidade, o que comprova que nossa atuação profissional é valorizada. O Encontro Nacional enaltece os faixas pretas e as suas biografias, presentes no livro Black Belt, um importante documento histórico”, discursa.


O vereador Aurélio Bacelar explicou que se identifica com os princípios das artes marciais, por esse motivo, a cidade de São Bernardo do Campo estará sempre disponível para essas atividades. “Sempre que quiserem, podem contar comigo. Meu compromisso é zelar pela saúde e pela prática esportiva/marcial, propagadora de disciplina, respeito e espírito de equipe”, fala.


Lenda

O campeão das 100 lutas de Karate Kyokushin, Francisco Filho, ressaltou a importância da superação e determinação, comprovando que trabalhando com seriedade, persistência e disciplina, tudo é possível.

Participantes internacionais

O diferencial do Encontro Nacional de Faixas Pretas é que ele reúne, presencialmente e virtualmente, educadores de vários estilos e modalidades. Um exemplo disso é que alguns participantes do exterior não puderam comparecer, mas enviaram mensagens de apoio, como Mark Stas (Bélgica) e Fábio Bevilacqua (Itália) e o dublê do astro de cinema, Van Damme, Todd Senofonte.

Dança do Leão e do Dragão

Assim que foram exibidos os vídeos institucionais, o público vibrou com a exibição da Dança do Leão e do Dragão, comandada pelo sifu Carlos Silva. Seus alunos não desapontaram e, com muita animação, reviveram essa tradição milenar chinesa. “Essa dança remete a boas energias e está associada à alegria e à felicidade”, explica o educador.

Dublês e artes marciais

Com esse tema, o coreógrafo de filmes de ação e luta, Gutemberg Lins, e o dublê e presidente da União Nacional de Dança do Leão e Dragão, Man Hong Kwok, despertaram o olhar atento do público. Segundo Gutemberg, até o astro Bruce Lee chegou a utilizar dublê em um dos seus trabalhos cinematográficos de sucesso. 

Eles encenaram socos e chutes, apresentaram informações interessantes do setor cinematográfico, análises de cenas e também deram dicas para tomadas de lutas e ângulos de filmagem.  

Karate

O sensei Rogério Eng Wong trouxe uma equipe da Escola Shinshukan para realizar apresentações de Karate-Do e Kobudo. Entre os componentes, citamos a sua filha, Júlia Wong, que perpetua o legado do patriarca. “Essa demonstração é para exemplificar que o Karate-Do pode ser vivenciado em família, entre amigos e com outros grupos, ou seja, não está restrito a certas especificidades. Qualquer um pode ser karateca, basta querer e se dedicar”, frisa.

LudoSport

A atração seguinte, embora não seja tão popular no Brasil, atraiu o olhar de todos, por usar sabres de luz nas lutas. Estamos falando do LudoSport, representado pelo mestre Luís Nascimento. “Agradeço aos organizadores pela oportunidade de mostrar o que é nosso esporte. Misturamos lutas com sabres, uma fusão que desperta muita curiosidade”, disse.

Momento emocionante 

Durante a cerimônia, duas pessoas foram lembradas, o mestre Jójí Enómoto, do Taijutsu, e a professora Giovanna Negri Portela. O pai dela e mestre, Paulo Henrique Portela (Taekwondo e Muay Thai), e seus familiares receberam uma medalha, diploma e placa honorífica (in memoriam). “O legado da Giovanna está vivo por meio do Instituto Giovanna Maximus e no coração das pessoas que a amaram. Agradeço a toda a família marcial, que nos momentos mais difíceis sempre estão prontos a nos dar força e coragem para seguirmos em frente!”. 

Taekwondo

O mestre Toty convidou o público para participar de uma aula de Taekwondo no teatro, demonstrando que essa modalidade coreana é para crianças, jovens e adultos. Na sequência, para destacar a tradição da prática, a equipe desferiu chutes e quebramentos.

Fundamentos das artes marciais

Posteriormente, o kodansha de Judô, Sérgio Lex, abordou, em uma palestra, os fundamentos e o legado das artes marciais. 

Em suas palavras, o que um professor/mestre pode deixar de mais valioso não é o conjunto técnico, mas o aprendizado. “Somos disseminadores de uma cultura de saúde, bem-estar e valores. Nosso trabalho é primordial para a construção de uma sociedade mais desenvolvida”, afirma. 

Vindo diretamente de Cariacica, no Espírito Santo, o mestre de Kickboxing, Wevesson Félix, concordou. “Não é uma missão fácil, mas dentro de nossas possibilidades como educadores, formamos bons atletas e, principalmente, grandes cidadãos”.

Homenagens

O 2º Encontro Nacional homenageou todos os integrantes da mesa de honra, incluindo o shihan Francisco Filho, que pela primeira vez participou da cerimônia. Para o presidente da UIAMA Brasil, Daniel Lucena, a confraternização reafirma o propósito dos faixas pretas: fortalecer  as artes marciais. “Nenhum estilo ou modalidade é melhor ou inferior ao outro. Lutamos pela mesma causa, que é a valorização profissional”, reflete.

O mestre Nilton Nascimento, um dos apoiadores, comentou que a cerimônia transmite visibilidade e credibilidade. “Inegavelmente, isso ajuda a sociedade a ter uma visão positiva dos praticantes de artes marciais”, destaca.

Participantes

Para encerrar, todos os participantes do Black Belt Book foram agraciados com medalhas e diplomas honoríficos. 

Lançamento da Revista Master – 19 edição

Nos eventos, todos puderam conferir, em primeira mão, como ficou a nova edição (impressa) da Revista Master.  A versão digital, em contrapartida, será divulgada em novembro. 

Apoio 

A solenidade só foi possível graças ao apoio das Secretarias de Cultura e Esporte da Prefeitura de São Bernardo do Campo. 

Confira o álbum de fotos do evento (CLIQUE AQUI)

Mais

Em breve, confira os melhores takes da solenidade e as entrevistas no canal da Revista Master no YouTube (CLIQUE AQUI).